Catanduva adota IPTU Verde e estimula energia solar na região

Moradores que investirem em ações sustentáveis na cidade de Catanduva, interior de São Paulo, vão ganhar descontos no IPTU que podem ultrapassar os 30%. O desconto valerá a partir do próximo ano. Consumidores de energia solar também estão incluídos no benefício.

Segundo a Prefeitura de Catanduva, o IPTU Verde prevê descontos que variam entre 2% e 36% no valor do imposto para contribuintes que colaboram com o meio ambiente. A medida também é uma forma de estimular práticas sustentáveis.

O secretário de Desenvolvimento Fábio Rinaldi destacou que entre as ações estão reuso da água da chuva, aquecimento solar da água, energia solar fotovoltaica e adoção de uma praça na cidade, entre outros.

 

  • A partir de 2020, empresas e moradores que investirem em ações sustentáveis, como exemplo, geração fotovoltaica e reaproveitamento da água da chuva, terão incentivos fiscais

Os interessados em conseguir o benefício precisam fazer o pedido na prefeitura e apresentar documentos que comprovem os sistemas de sustentabilidade. Segundo a prefeitura, Catanduva tem 65 mil imóveis e terrenos e a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas sejam beneficiadas.

“Além do benefício financeiro pelo fato da economia dentro de casa, a lei é um estímulo que faz com que a pessoa perceba a questão ambiental”, afirmou a chefe de divisão de proteção ambiental Karen Morandin.

Em relação a projetos de energia fotovoltaica, o técnico em eletrotécnica Carlos Alberto Parolari destaca que houve um grande aumento na procura por placas solares no município. “É muito vantajoso, uma vez que o investimento gira em torno de R$ 12 mil e, em contrapartida, o retorno vem numa média entre 3 anos e 4 anos”, diz.

FAÇA AGORA UMA SIMULAÇÃO DE INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR E REDUZIR ATÉ 95% DA SUA CONTA DE ENERGIA? (CLIQUE AQUI)

Outro morador de Catanduva que será beneficiado no próximo ano com o IPTU Verde será Luciano Pereira, que desenvolveu na sua empresa um recurso em que a água que sai da mangueira é captada durante a chuva para gerar energia. O reservatório com capacidade para 15 mil litros de água fica no jardim.

O empresário do ramo de desenvolvimento de software também instalou há três anos placas solares para economizar energia elétrica. Ele explicou que tem 60 computadores funcionando durante 8 horas por dia, sendo responsáveis pela maior parte do consumo de energia elétrica. “Gastava R$ 3 mil por mês, com eletricidades, mas desde que placas solares foram instaladas, há três anos, os custos com energia elétrica é zero”, disse. “O sistema de captação de água pluvial reduziu pela metade o consumo de água. Já, na conta de luz, a redução com gastos é de 100%.”

 

Fonte da Publicação: Porta Solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Whatsapp
Powered by